Uma pesquisa feita pelo instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia o Imazon, mostrou que terras que deveriam ser protegidas tiveram 22,5 mil quilômetros quadrados desmatados em menos de uma década. De 2000 a 2008, os parques e reservas da Amazônia sofreram um desmatamento de 22,5 mil quilômetros quadrados – área equivalente à metade do estado do Rio de Janeiro, que tem 43,7 mil km².
O levantamento, feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) levou em consideração as leituras de imagens de satélites feitas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) durante esse período.
Os dados foram publicados junto com um estudo do instituto em que são analisadas as infrações ambientais cometidas dentro de unidades de conservação – como são chamados tecnicamente os parques, reservas e áreas de proteção. Uma das principais sugestões do Imazon para inibir crimes ambientais dentro de parques e reservas é a prevenção. Segundo Paulo Barreto, pesquisador do instituto, uma das causas do desmatamento descontrolado é que a maioria das reservas estão no papel e não tem uma vigilância permanente.
Veja vídeo com opnião sobre o assunto
Veja mais:
Rio 2016 e Preservação Ambiental
Aprendendo com as enchentes de SC
Copa do mundo 2014
VOLTAR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário